sábado, 11 de junho de 2011

Será que sou viciado na Net?


Assim como as pessoas são viciadas em álcool, fumo, drogas, jogo. Há também pessoas viciadas na internet. Também chamada de "compulsão à internet", esse vicio é detectado quando as atividades na internet começam afetar no comportamento social e familiar do viciado, causando stress agudo entre os seus amigos e familiares.
Uma pessoa que passa horas por dia em frente ao computador navegando pela internet, enviando e-mails, negociando ações, em salas de bate-papo ou jogando pode ser considerada um "ciberviciado" e, portanto, precisa de ajuda.
Existem casos de ciberviciados que morreram por permanecerem tempo de mais na frente do computador. Isso se deve ao fato de haver certas doenças que se desenvolvem pela permanência em uma determinada posição, etc., uma dessas doenças é a Trombose Venal Profunda, que pode evoluir para uma Embolia Pulmonar, e por fim levando o individuo a morte.
Os pesquisadores comparam a dependência da internet com o comportamento abusivo de álcool e drogas. Os compulsivos usariam esse meio para "fugir da realidade". Enquanto especialistas não entram em consenso sobre as pesquisas, pelo menos o rótulo dessa compulsão já está criado: "heroinware" - conjunção entre "heroína" e "software".
À medida que a tecnologias evoluem mais viciados se formam. Hoje temos facilitadores como a rede 3G que permite o acesso a internet de qualquer lugar com apenas o celular.
As redes sociais proporcionam confiança ao viciado, pois ali ele tem milhares de amigos, mas não entende que todos têm uma vida real fora da internet e temos que vivê-la.
Há tratamento pra esse tipo de distúrbio e pode-se voltar a ter uma vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário