sábado, 4 de junho de 2011

O uso de anabolizantes entre os Jovens.



"Cresce o número de pessoas que adere ao uso de esteróides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar força, resistência e velocidade. Sem qualquer controle, o medicamento, apesar de ser proibido, é oferecido principalmente em academias de ginástica. Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser irreversíveis. O problema já está sendo visto como um caso de saúde pública".
A busca de corpos esculpidos à base de remédio está levando jovens de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta. O motivo é o uso dos chamados esteróides anabolizantes. Apesar de não haver estatísticas, sabe-se que vem crescendo o número de consumidores da droga. E não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade, e resistência dos músculos os únicos a usá-lo. Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos efeitos da droga. O abuso desse medicamento não é novidade. O maior problema, atualmente, segundo especialistas, é a adesão às drogas nas academias convencionais. Aqui mesmo perto da minha asa há uma academia e lá o instrutor oferece esse tipo de medicamento para jovens de 14,15 anos de idade que acabam fantasiados com as promessas e acabam usando esse tipo de droga para ganhar massa corporal mais rapidamente.
"Muitas vezes, é o próprio instrutor quem chega para o aluno e diz que seu desenvolvimento chegou ao limite. Aí vem a sedução pelos anabolizantes", explica Fernando Vítor Lima, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Treinamento Esportivo. Nas lojas de suplementos nutricionais, a situação não é diferente: "O charlatanismo é muito grande nesse meio. As pessoas receitam o produto como se soubessem tudo sobre ele. Quem compra, na verdade está pagando pelo sonho de um corpo perfeito, na verdade, de uma ilusão, porque os problemas ocasionados são muitos", orienta.
O uso indiscriminado desses esteróides teve início em 1930, com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento muscular rápido e melhora de performance. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para esportistas amadores, frequentadores de academias e adolescentes.
O que são Esteróides Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.
Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides.
Abaixo colocamos dados da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos:
Efeitos secundários dos anabólicos
Presentes nos rapazes
- Comportamento agressivo ("raiva esteróide")
- Perda de cabelo (permanente)
- Testículos muito reduzidos
- Produção menor de espermatozóides
- Esterilidade
- Infertilidade
Presentes nas meninas
- Timbre de voz masculina (permanente)
- Clitóris aumentado (permanente)
- Pêlos faciais e em outras partes do corpo
- Perda de cabelo
- Alterações menstruais
- Diminuição das mamas
Presentes em ambos os sexos
- Sintomas psicológicos (insônia, raiva descontrolada, irritabilidade)
- Pressão arterial elevada
- Alterações cardíacas
- Alterações no fígado
- Coagulação do sangue alterada
- Aumenta o colesterol ‘ruim’
- Acne (muitas vezes severa)
- Dependência de anabólicos
- Alteração da libido (desejo sexual)
É possível um corpo bonito e saudável
Essas práticas são criminosas e condenáveis e merecem uma ampla investigação por parte de nossas autoridades de Saúde Pública. Aos jovens, cuja vontade de ter um "corpo sarado" é mais forte do que o medo dos efeitos colaterais é preciso fornecer orientação específica e detalhada sobre os múltiplos perigos desse tipo de automedicação. Também é importante levar aos adolescentes a alternativa saudável para que atinjam seus objetivos de maneira a não comprometer o corpo e a saúde. Sempre com um esquema nutricional adequado e treinamento físico bem orientado e freqüente.
Não caia no erro de usar esse tipo de medicamento, isso pode lhe causar um mau terrível, e alem do mais creio eu, que não vale a pena por seu corpo em risco por uma coisa que a sociedade nos impõe que é a beleza, podemos ser bem mais bonitos e queridos sem que termos que colocar nossa vida em risco.

Fica ai um vídeo de um carinha debatendo o assunto.:






Um comentário:

  1. quem USA anabolizandes esta brincando com a sua vida e com todas as imformaçoes que tem so pode ser idiota de arriscar a sua vida para melhorar o corpo aqualquer custo

    ResponderExcluir