sábado, 11 de junho de 2011

Será que sou viciado na Net?


Assim como as pessoas são viciadas em álcool, fumo, drogas, jogo. Há também pessoas viciadas na internet. Também chamada de "compulsão à internet", esse vicio é detectado quando as atividades na internet começam afetar no comportamento social e familiar do viciado, causando stress agudo entre os seus amigos e familiares.
Uma pessoa que passa horas por dia em frente ao computador navegando pela internet, enviando e-mails, negociando ações, em salas de bate-papo ou jogando pode ser considerada um "ciberviciado" e, portanto, precisa de ajuda.
Existem casos de ciberviciados que morreram por permanecerem tempo de mais na frente do computador. Isso se deve ao fato de haver certas doenças que se desenvolvem pela permanência em uma determinada posição, etc., uma dessas doenças é a Trombose Venal Profunda, que pode evoluir para uma Embolia Pulmonar, e por fim levando o individuo a morte.
Os pesquisadores comparam a dependência da internet com o comportamento abusivo de álcool e drogas. Os compulsivos usariam esse meio para "fugir da realidade". Enquanto especialistas não entram em consenso sobre as pesquisas, pelo menos o rótulo dessa compulsão já está criado: "heroinware" - conjunção entre "heroína" e "software".
À medida que a tecnologias evoluem mais viciados se formam. Hoje temos facilitadores como a rede 3G que permite o acesso a internet de qualquer lugar com apenas o celular.
As redes sociais proporcionam confiança ao viciado, pois ali ele tem milhares de amigos, mas não entende que todos têm uma vida real fora da internet e temos que vivê-la.
Há tratamento pra esse tipo de distúrbio e pode-se voltar a ter uma vida normal.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Ih ferrou tô Grávida."

Essa é a exclamação da maioria das adolescentes e jovens do Brasil.
Como conter que meninas de 15, 16,17 anos venham a engravidar? Essa é a questão que todos tentam responder não é tão simples dizer a essas meninas que elas estão erradas.
A maioria as pessoas culpam os garotos por isso, mas já vi muitas meninas que estudaram comigo que sexo com camisinha é a mesma coisa que comer o bombom e não tirar o plástico.
Tem que ser feita uma educação sexual de qualidade ara que esses jovens entendam que usar camisinha não é uma coisa de sete cabeças é simples, normal e confortável.

Tem de se partir de um processo cultural onde os pais têm que conversar com seus filhos e explicarem a eles que ter um resto de vida atrelada a uma criança não e uma maravilha e mostrar a eles que não vão assumir toda a responsabilidade que é deles.
E a escola deve mostrar orientar e desmistificar que usar a camisinha é ruim.
Repito mais uma vez que a orientação familiar é a única coisa que pode diminuir que fatos como esse ocorra.




sábado, 4 de junho de 2011

O uso de anabolizantes entre os Jovens.



"Cresce o número de pessoas que adere ao uso de esteróides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar força, resistência e velocidade. Sem qualquer controle, o medicamento, apesar de ser proibido, é oferecido principalmente em academias de ginástica. Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser irreversíveis. O problema já está sendo visto como um caso de saúde pública".
A busca de corpos esculpidos à base de remédio está levando jovens de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta. O motivo é o uso dos chamados esteróides anabolizantes. Apesar de não haver estatísticas, sabe-se que vem crescendo o número de consumidores da droga. E não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade, e resistência dos músculos os únicos a usá-lo. Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos efeitos da droga. O abuso desse medicamento não é novidade. O maior problema, atualmente, segundo especialistas, é a adesão às drogas nas academias convencionais. Aqui mesmo perto da minha asa há uma academia e lá o instrutor oferece esse tipo de medicamento para jovens de 14,15 anos de idade que acabam fantasiados com as promessas e acabam usando esse tipo de droga para ganhar massa corporal mais rapidamente.
"Muitas vezes, é o próprio instrutor quem chega para o aluno e diz que seu desenvolvimento chegou ao limite. Aí vem a sedução pelos anabolizantes", explica Fernando Vítor Lima, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Treinamento Esportivo. Nas lojas de suplementos nutricionais, a situação não é diferente: "O charlatanismo é muito grande nesse meio. As pessoas receitam o produto como se soubessem tudo sobre ele. Quem compra, na verdade está pagando pelo sonho de um corpo perfeito, na verdade, de uma ilusão, porque os problemas ocasionados são muitos", orienta.
O uso indiscriminado desses esteróides teve início em 1930, com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento muscular rápido e melhora de performance. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para esportistas amadores, frequentadores de academias e adolescentes.
O que são Esteróides Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.
Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides.
Abaixo colocamos dados da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos:
Efeitos secundários dos anabólicos
Presentes nos rapazes
- Comportamento agressivo ("raiva esteróide")
- Perda de cabelo (permanente)
- Testículos muito reduzidos
- Produção menor de espermatozóides
- Esterilidade
- Infertilidade
Presentes nas meninas
- Timbre de voz masculina (permanente)
- Clitóris aumentado (permanente)
- Pêlos faciais e em outras partes do corpo
- Perda de cabelo
- Alterações menstruais
- Diminuição das mamas
Presentes em ambos os sexos
- Sintomas psicológicos (insônia, raiva descontrolada, irritabilidade)
- Pressão arterial elevada
- Alterações cardíacas
- Alterações no fígado
- Coagulação do sangue alterada
- Aumenta o colesterol ‘ruim’
- Acne (muitas vezes severa)
- Dependência de anabólicos
- Alteração da libido (desejo sexual)
É possível um corpo bonito e saudável
Essas práticas são criminosas e condenáveis e merecem uma ampla investigação por parte de nossas autoridades de Saúde Pública. Aos jovens, cuja vontade de ter um "corpo sarado" é mais forte do que o medo dos efeitos colaterais é preciso fornecer orientação específica e detalhada sobre os múltiplos perigos desse tipo de automedicação. Também é importante levar aos adolescentes a alternativa saudável para que atinjam seus objetivos de maneira a não comprometer o corpo e a saúde. Sempre com um esquema nutricional adequado e treinamento físico bem orientado e freqüente.
Não caia no erro de usar esse tipo de medicamento, isso pode lhe causar um mau terrível, e alem do mais creio eu, que não vale a pena por seu corpo em risco por uma coisa que a sociedade nos impõe que é a beleza, podemos ser bem mais bonitos e queridos sem que termos que colocar nossa vida em risco.

Fica ai um vídeo de um carinha debatendo o assunto.:






sexta-feira, 3 de junho de 2011

O barato que sai fácil.





Atualmente vemos o crescente uso de drogas mais baratas como o Crack e Oxi, drogas que apesar de baixo custo com um poder devastador para o usuário. Drogas como essa viciam na primeira vez que se é usada.
Pesquisadores apontam que a venda desde produto serve como de eliminação da classe que o usa, vendo que o usuário perde completamente o rumo da vida e sua expectativa vital cai drásticamente.






O Oxi pior que o Crack 


Os primeiros relatos de consumo do oxi foram registrados no Norte do Brasil, mas, nos últimos dois meses, a droga já foi apreendida em pelo menos 13 Estados do país.


Apesar de ter sido apontada como uma nova droga pela mídia, o oxi é considerado por especialistas como uma variação mais barata e tóxica do crack, que combina a pasta base de cocaína com substâncias químicas de fácil acesso como querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções.


Entenda as principais características do oxi e saiba o que já foi descoberto sobre os efeitos e a proliferação da droga.


Quais são os efeitos do oxi? 


A psicóloga Helena Lima afirma que a droga age no sistema nervoso, proporcionando sensações variadas, que podem ir de prazer e alívio a angústia e paranóia a depender da pessoa.


"Pela descrição dos usuários, sabemos que o oxi faz efeito entre sete e nove segundos a partir do momento em que é inalado", diz.


Uma vez no organismo, a combinação de substâncias do oxi pode causar lesões sérias da boca até os rins.


"Dizemos que o oxi é artesanal por causa da sua produção, mas, em termos bioquímicos, ele é bastante complexo e sofisticado e, por isso, muito prejudicial", diz Lima.


Na boca, o querosene ou gasolina combinados com o calor provocam ferimentos nos lábios e na mucosa bucal, danificam as papilas gustativas da língua - células responsáveis pelo reconhecimento de sabores -, causam ferimentos no esôfago e corroem os dentes.


A cal virgem na droga pode provocar fibrose pulmonar, que prejudica a captação de ar pelo pulmão.


Os químicos adicionados à droga vão para o fígado, que é o órgão responsável por metabolizá-las. No entanto, a droga sobrecarrega o fígado e compromete suas funções, como a distribuição de açúcar no organismo.



O Crack
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um subproduto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranóia (ilusões de perseguição).
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.
O uso de cocaína por via intravenosafoi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto à cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa— basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como, por exemplo, uma lata de alumínio furada.
Efeitos
O crack eleva a temperatura do corpo, podendo causar no dependente um acidente vascular cerebral. A droga também causa destruição de neurônios e provoca a degeneração dos músculos do corpo (rabdomiólise), o que dá aquela aparência característica (esquelética) ao indivíduo: ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelas aparentes. O crack inibe a fome, de maneira que os usuários só se alimentam quando não estão sob seu efeito narcótico. Outro efeito da droga é o excesso de horas sem dormir, e tudo isso pode deixar o dependente facilmente doente.
O livro 'Overdose, do pesquisador paraibano Jair Cesar de Miranda Coelho, membro do Conselho Estadual de Entorpecentes da Paraíba (CONEN-PB), faz uma análise comparativa entre o consumo de crack na década de noventa e qual o perfil do consumidor e usuário de crack no Brasil atualmente.
A maioria das pessoas que consome bebidas alcoólicas não se torna alcoólatras. Isso também é válido para outras drogas. No caso do crack, com apenas três ou quatro doses, às vezes até na primeira, o usuário se torna completamente viciado. Normalmente o dependente, após algum tempo de uso da droga, continua a consumi-la apenas para fugir do desconforto da síndrome de abstinência — depressão, ansiedade e agressividade—, comum a outras drogas estimulantes.
Após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família, desestruturando-a em todos os aspectos, e depois, por conseqüência, volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício em referência.
O consumo de crack fumado através de latas de alumínio como cachimbo, uma vez que a ingestão de alumínio está associada a dano neurológico, tem levado a estudos em busca de evidências do aumento do alumínio sérico em usuários de crack.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aproveite a vida AGORA!!!!



O pássaro madrugador pega a minhoca. Um ponto no tempo poupa nove. Aquele que hesita está perdido. Não podemos fingir que não tenha sido dito. Todos nós já ouvimos os provérbios, ouvimos os filósofos, ouvimos nossos avós nos avisando sobre o tempo desperdiçado. Ouvi os poetas chatos clamando para gente aproveitar o dia. Ainda às vezes nós temos que ver por nós mesmos. Temos que cometer nossos próprios erros. Temos que aprender nossas próprias lições. Temos que varrer as possibilidades de hoje pra debaixo do tapete de amanhã até não podermos mais - até que finalmente compreenda por si só o que Benjamin Franklin quis dizer: Que o saber é melhor do que o perguntar. Que o despertar é melhor do que dormir. E que mesmo a maior falha, mesmo o pior erro, intratável bate a tortura de nunca ter tentado.
Com essa reflexão entendemos que o melhor a ser feito é viver o hoje como se não tivesse o amanhã e não nos mal-dizermos contra problemas pequenos fáceis de transpormos.
E agradecer a Deus por mais um dia vivido com saúde, paz e amor.